quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

5 Filmes Para Entender A Ditadura Militar No Brasil

























 
    Procurei listar os 5 filmes recentes, pois existem alguns bons filmes que foram produzidos durante ou perto do regime militar e não são faceis de encontrar.



1º CABRA CEGA (2005)


   Em setembro de 1971, a organização está debilitada e discute o abandono da estratégia armada. Escondidos no apartamento de Pedro, Thiago e Rosa, dois jovens militantes da luta armada, vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário.
Thiago é o comandante de um grupo de ação de uma das organizações da ultra-esquerda brasileira, que enfrenta o poder militar. Ferido à bala em uma emboscada da polícia, é obrigado a se esconder na casa de Pedro.
Rosa, uma militante, é o contato de Thiago com o mundo, a vida e a fantasia. É também sua enfermeira, amiga, amante. Um thriller realista, que explora no confinamento de um apartamento o fim de uma era. Ou um reinício para Thiago? Vencedor de 5 prêmios no festival de Cinema Brasileiro de Brasília, considerado o melhor filme a retratar os anos de chumbo no Brasil.



 2º O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (2006)


   Na decada de 70,  o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.




 3º ZUZU ANGEL (2006)


   Anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros da sua história. Aleia a tudo isso, Zuzu Angel , uma estilista de moda, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente, seu filho Stuart  ingressa na luta armada que combatia as arbitrariedades dos militares, até ser capturado e morto pela ditadura. A partir desse ponto, Zuzu Angel inicia uma árdua batalha contra o sistema, colocando a sua própria vida em risco.


4º BATISMO DE SANGUE (2007)
( Meu preferido)



   No fim dos anos 60 o convento dos frades dominicanos de São Paulo é uma trincheira de resistência à ditadura militar no Brasil. Movidos por ideias cristãos, os freis Betto, Oswaldo, Fernando, Ivo e Tito apoiam o grupo guerrilheiro ALN, comandado por Carlos Marighella. Frei etto ajuda perseguidos políticos a escaparem do país pelas fronteiras no sul a´te ser preso e transferido para um presídio em SP, onde encontra seus companheiros vivendo sob terríveis torturas. Meses depois, Frei Tito estava no grupo de presos políticos trocados pela liberdade do embaixador suíço e foi mandado, contra sua vontade, para o exílio da França. Mesmo longe do Brasil, Tito não consegue ficar livre de seus carrascos, se sentindo constantemente vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu martírio, acaba cometendo o suicídio.



O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997)


   1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.


Eu já assisti aos cinco filmes listados e garanto que eles vão contribuir para o seu aprendizado nesse assunto.

OBS: Caso não encontrem os filmes para download ou locação, avisem nos comentários ou pela página no Fcaebook que eu disponibilizo para Download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário