sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

5 FATOS POUCO CONHECIDOS SOBRE DARWIN

1º)  Darwin era religioso!

   Apesar de muitos considerarem evolução uma negação a Deus, o mentor da Teoria Da Evolução era religioso.Darwin não era ateu. E, mesmo tendo se declarado agnóstico durante os últimos anos de vida (alguém que não acredita nem nega a possibilidade da existência de um Deus), ele quase não falava sobre suas crenças. não gostava de discutir sobre as implicações de suas teorias na religião.
Mesmo não frequentando qualquer tipo de culto religioso,  Darwin tinha convicção sobre a existência de Deus e a imortalidade da alma. Em sua passagem pelo Brasil, o pesquisador ficou tão impressionado com as belezas naturais que chegou a afirmar que essa seria uma manifestação da grandeza divina. Em sua autobiografia, ele citou que foi ridicularizado em uma viagem de exploração científica por oficiais do navio da Marinha Britânica Beagle por acreditar que a Bíblia era uma autoridade final sobre a moralidade.



2º) Darwin e o casamento

   Não é segredo que Darwin casou-se com sua própria prima(Emma Wedgewood).Mas nem todos sabem  os seus pensamentos sobre o casamento, o pesquisador fez uma lista com os prós e contra de se ter uma relação duradoura.Uma parte de Darwin pensava que casar era sobre ter filhos,por outro lado a liberdade de ir onde se gosta ,conversa de homens inteligentes em clubes , não ser forçado a visitar parentes, e se curvar em cada discussão,  não poder ler à noite.Ele optou por se casar com sua prima de primeiro grau , com quem teve 10 filhos e viveu feliz até sua morte, em 1882.

3º) Os filhos de Darwin tiveram doenças genéticas

   Pesquisadores associam doenças genéticas dos filhos de Darwin ao fato dele ter se casado com a prima. Darwin, podia estar correto ao temer que a saúde de seus filhos fosse afetada pelo cruzamento consanguíneo em sua própria família – especialmente o de sua esposa, que era sua prima em primeiro grau.Três de seus 10 filhos morreram antes de completar 10 anos de idade dois de doenças bacterianas. A mortalidade infantil por infecções bacterianas foi associada ao endocruzamento. Os pesquisadores concluiram concluíram que o medo de Darwin, do efeito da consanguinidade na saúde de seus filhos, “parecia ser justificado”.

4º)Darwin investigou um terremoto 

    Darwin teve a chance nada agradavel de presenciar a consequência do terremoto de Concepción de 1835. Foi um tremor muito forte, com magnitude de 8,8 na escala de Richter. O pesquisador estava viajando com o Beagle e, assim que chegou ao local, começou a investigar a origem do terremoto.Ele descreveu a situação como “o espetáculo mais horrível e interessante que ele já havia presenciado”. O jovem fez anotações sobre os efeitos do desastre, Além disso, ele recolheu o depoimento dos moradores para reconstruir os eventos anteriores ao terremoto. Levou semanas de investigação, e Darwin concluiu que o desastre havia sido causado por uma cadeia de vulcões que ficava próximo à região e havia entrado em erupção.

5º) Darwin tinha problemas com sua autoestima

   Alguns biógrafos apontam que além de sofrer de uma série de doenças físicas,Darwin tinha problemas com sua autoestima e tinha uma saúde mentau estavel. Darwin acreditava ser feio e era rigorosamente critico com sua aparência. Darwin deixou cartas que revelavam que ele era atormentado por certos pensamentos. De acordo com essas cartas: “Não consegui dormir e qualquer coisa que eu tivesse feito durante o dia me assombrava à noite com a mais vívida repetição”. Ele também temia passar suas inúmeras doenças para seus filhos.

Como não gostar da genética?

Nenhum comentário:

Postar um comentário